terça-feira, 1 de março de 2011

COSMÉTICOS CAPILARES

Os cosméticos capilares mais comuns compreedem os alisantes, as tinturas, os shampoos e os                      condicionadores.                                                                                                                                         
Alisamento                                                                                                                                                   
Pode ser:                                                                                                                                                     
  • Físico, que é temporário, realizado com secador ou 'chapinha'.                                                           
  • Químico-físico definitivo - escova progressiva, relaxamento, alisamento japonês, escova progressiva     sem formol, escova de chocolate. O alisamento com formol não é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de                                                                                                                               Vigilância                                                                                                                                           Sanitária).                                                                                                                                             
Os alisantes químicos são: hidróxido de sódio, hidróxido de guanidina e tioglicolato de amônio (mais comum).
Cuidados no alisamento:
  • O cabelo não pode ser muito esticado durante o alisamento.
  • Utilizar sempre o mesmo tipo de alisante.
  • Esperar pelo menos 2-4 semanas para tingir o cabelo.
  • Só deve ser feito novamente na raiz do cabelo.
  • Evitar em cabelos muito danificados.
Escova com formol: como o seu odor é forte, é misturado com essências (morango, chocolate etc). O uso é proibido em concentrações superiores a 0,02% (em que funciona como conservante, não promovendo o alisamento), mas a venda do produto nas farmácias é fácil. Alguns salões fazem uma diluição do formol com cremes de cabelo, aplicam o produto, secam com secador e o resultado é o alisamento. O formol é volátil e, sob a temperatura alta, volatiliza mais facilmente, e é inalado pelo cliente e pelo profissional. É uma substância tóxica, causadora de câncer.
Queda dos cabelos após o alisamento:
A causa mais comum é a fratura da haste capilar, quando se deixa muito tempo o produto, ou quando se usa um alisante de um tipo e depois se usa outro, com a fratura ocorrendo no ponto de encontro dos 2 tipos de alisantes. Pode ocorrer também por alergia ao produto, causando inflamação do couro cabeludo e destruição do folículo piloso.
Tinturas
Podem ser:
  • Permanentes: à base de amônia, não são removidas com as lavagens. São mais eficazes para fios grisalhou ou brancos.
  • Semipermanentes: ficam até 8 lavagens, causam dermatites de contato com mais frequência que os outros tipos de tintura.
  • Temporárias: em geral saem após uma ou poucas lavagens.
Descoloração
Removem parcialmente a melanina da haste capilar. Longos períodos de permanência dos produtos de descoloração (1 a 2 horas) podem danificar os fios.
Shampoos e condicionadores:
Servem para limpar o couro cabeludo, preservar a maleabilidade da haste, desembaraçar e diminuir os fios esvoaçantes.
É a carga elétrica equilibrada que define se o cabelo está sedoso, fácil de pentear, ou 'duro'.
Os cabelos quimicamente tratados são mais sensíveis aos produtos utilizados, são mais porosos e têm carga elétrica negativa.
Os shampoos contêm surfactante para realizar a limpeza. Os mais comuns são o lauril sulfato de sódio e lauril sulfato de etanolamina. A porcentagem do surfactante varia de acordo com o objetivo do shampoo. O anti-resíduos tem concentração maior de surfactante; o shampoo para uso diário tem concentração menor; o de tratamento tem baixa concentração de surfactante e mais resíduos ricos em cargas positivas (polímeros).
Polímeros são ricos em cargas positivas. Assim, equilibram a carga elétrica. Estão presentes nos xampus, condicionadores, cremes para pentear, óleos e silicones. Eles se prendem ao fio e não saem facilmente. Após usos sucessivos, os cabelos ficam com aspecto 'pesado', com excesso de resíduos. Daí a importância do uso de shampoo anti-resíduos periodicamente.
Shampoo sem sal
Rigorosamente, não existe shampoo sem sal. O lauril sulfato de sódio, por exemplo, é um sal; o shampoo 'sem sal' é aquele com menos concetração de surfactante. Se há muita carga positiva, o shampoo 'com sal' vai equilibrar a carga. Se o cabelo está danificado e com muita carga negativa, esse shampoo pode agredir mais os cabelos. Shampoos de tratamento, para cabelos danificados ou quimicamente tratados, têm menor concentração de surfactante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário