quinta-feira, 3 de março de 2011

QUAIS AS DIFERENÇAS DOS PRODUTOS DE TRANSFORMAÇÃO?

 Cada produto de transformação segue padrões industriais específicos, que devem ser bem entendidos para o bom trabalho do cabeleireiro.
   Os mais utilizados são os hidróxidos ( lítio, sódio, potássio e guanidina )
 e os agentes redutores ( tioglicolato, tiolactado e tiometacrilato ).

   Os hidróxidos agem na abertura das cutículas dos cabelos, penetrando no córtex e transformando as ligações dissulfídicas da cistina em ligações de lantionina. Estes produtos podem causar incômodos e desconforto na pele humana, principalmente no couro cabeludo.
   
Hidróxido de guanidina não existe sozinho. Ele é formado da mistura de um hidróxido adicionado ao carbonato de guanidina. Obs.: esta classe de produtos exige shampoo específico no final do processo. Todos os
hidróxidos alcalinos possuem a característica de causar desconforto na pele humana.
   
Hidróxido de sódio/potássio
, possuem características que provocam maior irritação no couro cabeludo. Portanto, os produtos que contêm os mesmos, não devem entrar em contato com a pele. Sua ação é rápida e eficaz, mas poderá causar destruição da fibra capilar (a queda de cabelo instantânea), se deixado por período prolongado de exposição. Principalmente nas formulações que possuem mais de 2% desses ativos.
   
Agentes redutores
agem sobre as ligações de coesão da estrutura dos fios, tornando a fibra momentaneamente como um plástico amolecido sem elasticidade. Obs.: parte dessa cadeia não mais se religará, tornando as áreas da fibra capilar mais sensíveis à quebra. É importante lembrar que a tarefa dos agentes redutores é amolecer só cabelos. A nova forma depende do trabalho mecânico (enluvar, pentear, enrolar).

Quero mudar o meu relaxamento de hidróxido para o tioglicolato. Pode?

   Deve-se ficar no mínimo 180 dias sem fazer uso do produto, e ir cortando durante esse período. Após esse espaço de tempo, fazemos o teste de
mecha para saber se já está em condições de mudar a química.

 antes de aplicar uma química no cabelo

    é indispensável a análise prévia dos cabelos. Deve-se analisar a textura, densidade, porosidade, elasticidade, e condições do couro cabeludo.
   Qualquer tipo de transformação deve ser evitado, caso o couro cabeludo não esteja saudável. Os riscos de irritações, queimaduras e agravamento das doenças são maiores diante de ativos de transformação.
..:: Ativo de transformação ::..

Nenhum comentário:

Postar um comentário