sexta-feira, 4 de março de 2011

SHAMPOO SEM SAL?

                          


Antes da moda do xampu ” sem sal ” todo mundo usava os xampus com SAL e não questionava se o cabelo iria ficar ressecado, opaco, com frizz, danificado entre outros males. Mas como a cosmética capilar lança poucas novidades em cosméticos que mexam com o consumidor de um modo geral, precisou de uma jodada de marketing para alavancar as vendas de seus produtos e ai criou essa falsa ilusão de que xampu para ser bom tem que ser sem SAL. Mas será mesmo que existe xampu sem sal???


Primeiro infelizmente nem tudo que está escrito nas embalagens dos produtos é verdade e por isso você deve ficar bastante atenta na hora de escolher um xampu que irá cuidar de suas madeixas. Todo xampu tem sal em sua fórmula até aqueles que dizem não conter sal , tem SIM isso é um fato.


Pois o sal é essencial para a limpeza dos fios e necessário para fazer o efeito espuma nos cabelos que promovem a sensação de limpeza. Quanto mais espuma o xampu faz, muita gente acha que é ai que os cabelos estão realmente sendo limpos, e que xampu pra ser bom tem que fazer muita espuma !E é justamente ai que o sal entra na composição do xampu.


Não existe à venda nenhum xampu 100% sem sal , então vamos parar de nos enganar e começar a escolher melhor as marcas que nos falam a verdade em seus rótulos. O sal contido no xampu é um agente importante para a limpeza do couro cabeludo e dos fios, pois é espumógena, emulsificante, detergente e solubilizante.


Para saber se o xampu ai da sua casa que vem com o rótulo escrito sem SAL , tem realmente SAL em sua fórmula basta ler o rótulo se têm escrito as seguintes palavras: lauril, lauryl ou laureth é por que o seu xampu TEM SAL  SIM !


Mas nem por isso é questão de alarde pois se foi liberado para o consumo e para ser usado é porque tem baixa concentração e não irá causar danos aos seus cabelos. Esse post é apenas para você consumidora começar a ficar ligada com as marcas que anda confiando as suas madeixas, e não levar gato por lebre pra casa e bater de pé junto que o seu xampu porque está escrito que não tem SAL é melhor do que aquele da vizinha que no rótulo não menciona a falta do sal na composição.

  
 O  melhor é você tomar conta  do ph, isso sim faz total diferença no cuidado dos cabelos .
PH é uma escala que determina o grau de acidez ou alcalinidade

de um meio e vai de uma escala de 0 a 14. De 0 a 6.9 é ácido,
7 neutro e 7.1a 14 é alcalino, o ph do xampu talvez não seja o mais indicado para o seu caso ou o xampu e o condicionador são de linhas diferentes o que pode causar um conflito de ph.Quanto maior
o grau de alcalinidade mais as cutículas tendem a se abrir.

 Uma quantidade exagerada de sal pode até alcalinizar um pouco o xampu,mas dificilmente ele contem
tanto sal assim,1 pitada de sal é muito para 10 litros de xampu.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Com a moda das escovas progressivas e definitivas, os profissionais costumam recomendar o uso
do xampu sem sal. Quimicamente isso não é verdade, não se preocupe com o sal nesse caso, e sim
com hidratações frequentes e com o ph do seu xampu e do condicionador.Ele deve ser ácido  com ph em torno de 5.0,porque os produtos quimicos utilizados nesses tratamentos são alcalinos e seus cabelos precisam ter as cutículas fechadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário