quinta-feira, 3 de março de 2011

FORMOL

O que é formol e porque as escovas progressivas com ele são condenadas?

O formol ou formaldeído é uma substância utilizada para a conservação de outras
 substâncias e até de tecidos, utilizado principalmente em biópsias para impedir a degradação antes da análise. Por ser facilmente absorvido pelas mucosas pode ocasionar problemas sérios para a saúde da cliente e do profissional cabeleireiro. Por isso a condenação do uso de formol na escova progressiva. Além de causar danos à saúde, danifica a cutícula dos cabelos, que é a parte mais externa dos fios, e deixa o córtex, a parte interna, bastante vulnerável ao ressecamento e perda da cor.

Qual a quantidade de formol liberada pela Anvisa?

A quantidade é de 0,2%, com a função de conservante.

Comenta-se que algumas empresas estão conseguindo o registro de escova progressiva com uso de formol. Isto é verdadeiro?

Não. Algumas empresas utilizam o ácido fórmico somente para estabilizar o pH dos seus produtos, o que é permitido pela Anvisa. Acontece que alguns cabeleireiros, inescrupulosamente, misturam a estes produtos quantidades elevadas de formol, para atingir o objetivo de uma escova progressiva, o que se torna proibido pela Anvisa.

É verdade que o fio de cabelo pode ficar endurecido após várias aplicações?

Sim. O formol solubiliza óleos e, portanto, dissolve o cimento intercelular e a membrana celular que envolve as fibras de queratina tornando-as desprotegidas. A ausência desses componentes oleosos torna os cabelos endurecidos, sem maleabilidade e sem brilho.

Quem já usou produtos com formol, o que pode/deve fazer para recuperar a fibra?

O ideal é que sejam feitas diversas sessões de hidratação e que se utilize uma linha de manutenção rica em proteínas e ativos emolientes e condicionantes.

Como o consumidor pode se prevenir para não ser enganado quando for ao salão de beleza fazer escova progressiva?

O cheiro de formol é inconfundível e os olhos lacrimejam, a garganta e as narinas ficam irritadas e muitas pessoas começam a tossir. Sob a ação do calor, os vapores de formol se formam imediatamente e ocupam todo o espaço do salão.

Constatamos que em alguns salões pessoas estavam misturando formol, queratina e cremes e aplicando nas clientes. Qual sua opinião?

A cliente não deve permitir que isso aconteça, pois além dos perigos já citados, o formol forma um filme vítreo sobre o fio de cabelo e a proteína fica retida na superfície sendo responsável pelo brilho imediato, porém, logo nas primeiras lavadas esse filme é removido e, com ele, todos os nutrientes que estavam aprisionados no filme formado pelo formol, restando apenas as fibras de queratina totalmente desprotegidas.


 

A cliente não deve permitir que isso aconteça, pois além dos perigos já citados, o formol forma um filme vítreo sobre o fio de cabelo e a proteína fica retida na superfície sendo responsável pelo brilho imediato, porém, logo nas primeiras lavadas esse filme é removido e, com ele, todos os nutrientes que estavam aprisionados no filme formado pelo formol, restando apenas as fibras de queratina totalmente desprotegidas.
O uso de formol, ácido fórmico, em alisantes capilares é proibido pela Anvisa, por ser prejudicial à saúde. Este ácido pode causar alergias, irritação aos olhos, vermelhidão, lacrimação e dermatites.

A Anvisa tem recebido inúmeras denúncias de casos ocorridos pelo uso indevido de alisantes, que causam sérios danos à saúde, como queimaduras no couro cabeludo, queda parcial ou total dos cabelos, lesões na córnea, problemas no trato respiratório e até morte por choque anafilático.

Salões de beleza e cabeleireiros inescrupulosos estão utilizando produtos irregulares, adulterados, acrescentando formol aos produtos prontos para o uso. Esta “manipulação” é inadequada e irregular.

O consumidor, usuário de serviços desses estabelecimentos, deve ficar atento e procurar somente aqueles profissionais de sua confiança. Deve pedir todas as informações sobre o produto utilizado em seus cabelos. Lembre-se de que os alisantes têm algum cheiro, mas, o cheiro de formol é diferente por ser muito mais forte.
--------------------------------------------------------
 

O cabelo volta ao normal se a cliente deixar de fazer

 escova progressiva?

   Aos poucos ele se aproxima do aspecto de antes, mas nunca fica como anteriormente, principalmente se foi usadoproduto à base de formol. "O formol deixa o fio bonito por um tempo, mas, à medida que o tempo passa, ele vai se tornando ressecado e sem vida", explica Beto Ushida, do salão Jacques Janine, em São Paulo. "O ideal é usar substâncias testadas e aprovadas e fazer, depois, sessões de reconstrução
 com queratina para tratar a estrutura interna."


Pode-se fazer escova progressiva em cabelo com coloração?

   Depende do grau de elasticidade do fio. Os muito danificados e sem elasticidade podem se partir com outro procedimento químico, caso da escova progressiva ou do alisamento. "O melhor é o cabeleireiro se precaver e fazer um teste de mecha antes de aplicar qualquer substância no cabelo colorido", sugere Sylvio Resende, do salão Tony, em São Paulo. Em alguns casos é possível usar um produto
 suave, em outros nem esse cuidado é suficiente e a solução é tratar o fio com cauterizações e reconstruções que vão prepará-lo para a mudança.

Quanto tempo dura a escova progressiva?             ler

   Depende do princípio ativo usado. O tempo de duração do tioglicolato de amônio e do hidróxido de sódio normalmente é de dois meses. Para quem quer um lisoduradouro, a saída são os ativos tioglicolato de etanolamina e hidróxido de guanidina.

Qual o xampu ideal para cabelo que foi submetido à

escova progressiva ou ao alisamento?

   Xampu, condicionador e máscara de hidratação para cabelo alisado precisam fazer parte da nécessaire de quem passou por um desses procedimentos. Além de servirem como tratamento, já que têm ativos hidratantes e reestruturantes, ajudam a conservar o efeito alisado durante mais tempo.

Quem usou formol pode mudar para outro ativo alisante?

   Segundo o cabeleireiro Wagner Ramos, especialista em crespos, é possível usar outro ativo em quem já fez escova progressiva com formol, desde que observados dois cuidados básicos. "Se o fio estiver poroso, é importante fazer uma reconstrução capilar e, antes de passar a química, deve-se proteger as pontas com um protetor para fibras." 


 

O que é escova progressiva sem formol?

   É uma escova feita à base de tioglicólico que permite no máximo 3 sessões e os cachos não voltam mais.
   O uso é de três meses. No primeiro mês, perde-se 40%
dos cachos. No segundo mês, perde-se 20% dos cachos e no
 terceiro mês perde-se totalmente os cachos.
   Após 48 horas não pode: pegar sereno, chuva, prender o
 cabelo, dar puxões no cabelo, colocar atrás da orelhas e
não pode fazer uso tintura metálica.
   Ao completar as 48 horas, deve-se voltar ao salão para
 fazer a manutenção.
   A escova progressiva não é indicada para cabelos com
tintura metálica, cabelo ético e tratado quimicamente
 com soda caustica.
   O retoque só é feito quando estiver aparecendo de

 4 a 6 cm da raiz.

  Por que não devo usar o formol na escova progressiva?

   Há duas maneiras de fazer a escova progressiva. Uma é usar produtos com ativos para alisamento, como o tioglicolato e os hidróxidos, e deixar agir por um tempo tal que o volume seja controlado e os cachos relaxados. A outra é fazer um alisamento suave com produtos não-industrializados preparados com o polêmico formol, em receitas Caseiras. O problema nesta segunda opção é que a substância não é aprovada pelo Ministério da Saúde para uso cosmético. A proibição ocorre porque o formol é altamente tóxico e pode causar desde um mal-estar até doenças graves. Embora o resultado seja bom - além de remodelar o cabelo, dá brilho e maciez - os males que pode provocar à saúde
 não compensam

Nenhum comentário:

Postar um comentário