domingo, 6 de março de 2011

CASPA

      COISA QUE NINGUÉM ADMITE,

Pesquisas mostram que 40% da população brasileira sofre com caspa, um problema que aumenta com a chegada dos meses mais frios.  O frio, transpiração, cabelos sujos e até estresse e o nervoso propicia o crescimento de bactérias e fungos no couro cabeludo.
Ela nada mais é do que uma descamação no couro cabeludo, que pode ser fina e esbranquiçada ou mais grossa, amarelada e gordurosa. Ela ocorre porque, sob alguma condição, a camada mais superficial da pele tornar-se espessa ou passa a ser eliminada mais rapidamente.
A caspa pode ocorrer em qualquer tipo de cabelo e atinge ambos os sexos de forma semelhante. Nos recém-nascidos, faz parte de um quadro conhecido como eczema infantil, e depois dessa fase, torna-se mais freqüente na puberdade, podendo permanecer na idade adulta.
Na maioria das vezes, o indivíduo sofre de dermatite seborréica do couro cabeludo (uma inflamação crônica da pele em pessoas)s geneticamente predispostas, porém, as detestáveis casquinhas brancas também podem surgir por algum fator irritante, como uso de químicos cáusticos e substâncias encontradas na composição de processos de clareamento de cabelos.
                     

Na cabeça do bebê podem aparecer casquinhas branco-amareladas aderidas ao couro cabeludo que parecem caspa. Na verdade, trata-se da crosta láctea, um tipo de dermatite seborréica do couro cabeludo. Em geral, as casquinhas soltam-se, espontaneamente, e desaparecem em dois, três meses. O quadro é causado por um hormônio chamado androgênio, que a própria mãe passa para seu filho durante a gestação e durante a amamentação. Geralmente as mamães ficam preocupadas. O importante é não se desesperar! O óleo de amêndoas, de semente de uva ou de bebê colocado sobre as crostas 20 minutos antes do banho facilitará o amolecimento das casquinhas. Pode-se utilizar uma escova com cerdas delicadas para ajudar na sua remoção. De todas as formas, mais cedo ou mais tarde elas melhorarão sozinhas. Nos casos mais graves, a dermatite seborréica pode ocorrer também no rosto, no pescoço e em outras áreas do corpo. Se o caso for mais extenso, não recorra a nenhum creme ou qualquer outro medicamento; consulte o médico dermatologista para que ele indique o tratamento mais adequado.

PARA QUEM TEM PROBLEMAS COM CASPA:

A hidratação capilar serve para repor a umidade natural, nutrientes e queratina perdida. São tratamentos a base de queratina, proteínas,
vitaminas, extrato de seda, óleos vegetais, ceramidas, silicone e lanolina. 
 A hidratação constante é uma grande aliada para manter os cabelos
 saudáveis, com brilho, sedosos e macios. 
Dependendo das condições dos fios, ela deve ser feita toda semana,a cada 15 dias ou mensalmente.


Os cientistas descobriram que a caspa ocorre quando um fungo semelhante à levedura, chamado malassezia, multiplica-se no couro cabeludo. Esse fungo microscópico, um habitante normal da cabeça de um ser humano saudável, alimenta-se dos óleos gordurosos secretados pelos folículos pilosos no couro cabeludo. Mas, às vezes, por razões ainda desconhecidas, o fungo cresce descontroladamente, causando uma irritação que acelera a troca das células no couro cabeludo. Conseqüentemente, o processo normal da troca das células, que geralmente leva um mês, pode levar menos de duas semanas quando a malassezia descontrolada irrita o couro cabeludo. Dessa forma, muitas células mortas se renovam ao mesmo tempo, misturando-se ao óleo dos folículos pilosos e formando crostas gordurosas tão grandes que são visíveis a olho nu. O óleo também faz com que as crostas geralmente fiquem grudadas nos cabelos (e nos ombros), em vez de caírem rapidamente.
       

 .Aplicar diariamente um umidificador nas pontas ou um reparador é essencial
. Também é importante nunca, nunca mesmo pentear os fios com os cabelos molhados porque isso solta as ondas e espiga o cabelo (além de quebrá-los)
 . Ficar passando as mãos também causa este efeito, por isso, evite!        
. Se pela manhã você acordar com os fios amassados e espigados, a dica é molhar os cabelos e amassar os cachos com as mãos.

 A caspa não é contagiosa
 o surgimento da condição depende da predisposição individual e de outros fatores combinados (estresse, cansaço, mudança de temperatura, excesso de oleosidade).

Descamação no couro cabeludo
Qualquer descamação no couro cabeludo pode ser ressecamento ou problemas de saúde relacionadas
á pele.

A caspa é proveniente do sebo+pele morta= cascas grudadas nos fios de cabelo.O fungo se alimenta dessas cascas e se instala em nosso couro cabeludo causando irritação deixando a pele vermelha e coçando.
A coceira é variável tendo uma evolução crônica, com
Períodos de piora (estrese,frio,algumas doenças) e melhora (exposição solar,calor).A descamação é uma forma de dermatite , não sendo contagiosa.Nas crianças acomete o couro cabeludo , área das fraldas e outras áreas do corpo com dobras.

XAMPUS ANTICASPA INCLUEM SUBSTÂNCIAS COM PROPRIEDADES
ANTISSÉPTICAS, ANTIFUNGICIDAS  E BACTERICIDAS PARA COMBATER  OS MICRÓBIOS  QUE CAUSAM IRRITAÇÃO DA EPIDERME
MAS DEVEM TER UMA BASE DE LAVAGEM QUE LIMPE O COURO CABELUDO SEM  O AGREDIR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário