domingo, 20 de março de 2011

DUVIDAS SOBRE COLORAÇÃO,DESCOLORAÇÃO,TINGIIR O CABELO DURANTE A GRAVIDEZ,CABELOS RESSECADOS...

A amônia, um dos ativos da coloração permanente, danifica os fios?
A amônia tem a função de abrir as cutículas do fio para permitir a penetração dos pigmentos de cor. Colorações que possuem substâncias reestruturantes em suas fórmulas, como queratina, proteína da seda e filtro solar, não causam nenhum dano aos cabelos. Mas, como os processos definitivos de cor alteram a estrutura dos fios, é importante protegê-los depois da coloração ou descoloração.
  Luzes ressecam menos o cabelo do que a coloração?
Não. O processo das luzes é mais intenso, pois envolve um clareador (que atua apenas em cabelos naturais) ou mesmo um descolorante (que contém amônia). A coloração, por sua vez, tem vários hidratantes em sua fórmula que balanceiam a ação do processo. Depois da descoloração, para minimizar os efeitos, recomenda-se o uso de produtos com poder de hidratação.
De quanto em quanto tempo devo passar a coloração para que a cor fique bonita e não danifique meu cabelo?Se a cor for clara, deve-se aplicar a coloração de 20 em 20 dias, apenas na raiz que cresceu. Se for escura, de 30 em 30 dias. A cor consegue permanecer bonita e sem desbotar, apenas com o retoque da raiz, por no máximo três meses (cores claras) ou um mês e meio (cores mais quentes, como cobre, vermelho e dourado).
Quero clarear meu cabelo. Devo usar só a coloração ou passar antes um descolorante?Depende do caso. Se você tem cabelo castanho-escuro e quer deixá-lo loiro, uma grande mudança, é preciso fazer uma descoloração e depois aplicar uma coloração. Se o cabelo já é claro e nunca foi colorido antes, é possível subir alguns tons só com a coloração. Mas lembre-se: coloração não clareia coloração. Por isso, se o cabelo já passou por alguma coloração, apenas colorir não adianta.
Posso fazer permanente ou alisamento logo depois de colorir meus cabelos?
Antes de mais nada será preciso se certificar de que a fórmula dos dois produtos é compatível – e isso quem vai saber analisar é um profissional. Se a resposta for afirmativa, o indicado é dar um intervalo de 30 dias entre um processo e outro.

  • Por qual parte devo começar a colorir os cabelos?No caso de cabelos que nunca foram coloridos, o ideal é iniciar pela parte posterior respeitando 2 cm da raiz, aplicando comprimento e pontas, deixar agir por 20 minutos e em seguida aplicar na raiz e deixar agir por 15 minutos. Enxaguar e finalizar como de costume.
• O que acontece se eu deixar uma coloração permanente ou semi-permanente por mais tempo do que o indicado nas instruções?
Depois de certo tempo, as colorações permanentes não atuam mais, pois a cutícula já está saturada. Porém, passar do tempo indicado nas instruções pode irritar o couro cabeludo e, em alguns casos, pode danificar os fios. Já as colorações sem amônia, como as semipermanentes e temporárias, continuam agindo, o que pode alterar o resultado da cor. Por isso, siga sempre as especificações.
• Sou loira, colori meu cabelo de castanho-escuro e agora quero voltar à cor natural. O que devo fazer?
Procure um profissional. Ele fará uma descoloração (remoção da coloração pré-existente) seguindo procedimentos técnicos seguros e, depois, aplicará a coloração que mais se aproxime do seu tom natural (lembre-se de que coloração não clareia coloração).                                                                        
• O que quer dizer clarear um, dois ou três tons?
Significa passar gradualmente de uma cor mais escura para uma mais clara. Passar de um castanho-claro para um loiro-escuro, por exemplo, é clarear um tom. Já do castanho-claro para o loiro-claro, é clarear três tons.
• Clareei meu cabelo e agora quero que ele volte a ser castanho-escuro de novo. Como devo fazer?
Nesse caso o processo será de escurecimento. Sendo assim, basta aplicar a coloração sobre o cabelo. Mas é preciso consultar um profissional para ajudar a escolher o tom certo, levando em conta a cor que atualmente está no seu cabelo. Caso o seu cabelo esteja muito claro, será necessário fazer uma repigmentação da cor, ou seja, reorganizar a pigmentação dos cabelos para que você não se queixe do desbotamento ou de uma nuance indesejada.
• Como cobrir os fios brancos sem mudar a cor?
Se a quantidade de cabelos brancos for muito grande, o ideal é misturar uma cor base + uma cor reflexo e deixar agir por 45 minutos. E se for uma porcentagem pequena de brancos aplicar apenas a base ou o reflexo desejado. OBS: Para cabelos brancos brilhantes com cutículas muito fechadas recomenda-se a técnica da repigmentação realizada por um profissional cabeleireiro.
• Os tons claros desbotam menos que os escuros?
Sim. Tons loiros possuem menos pigmentos, isso os torna mais resistentes ao vento, à poluição, ao sol e ao cloro. Os tons dourados e avermelhados desbotam com mais facilidade.
• Não gostei da cor que passei. Posso aplicar uma coloração mais clara sobre essa para ver se melhora?
Não vai adiantar, pois coloração não clareia coloração. Para conseguir algum efeito, será preciso fazer uma decapagem (tirar todos os pigmentos da coloração anterior) para depois reaplicar uma cor mais clara.
• Posso fazer luzes durante a gravidez?
Não há mais restrições, pois as novas colorações não levam metais pesados na sua composição, como o chumbo. Porém, alguns médicos recomendam às grávidas evitar as colorações, porque elas podem desenvolver uma sensibilidade tanto ao cheiro quanto ao toque do produto. É importante procurar a orientação de um médico.

                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário