quinta-feira, 3 de março de 2011

Mergulhamos no universo das técnicas de clareamento e revelamos tudo sobre tendências, tons adequados e erros frequentesMarilyn Monroe, Brigitte Bardot, Claudia Schiffer, Madonna, Jennifer Aniston, Gisele Bündchen... Além de serem lindas e famosas, elas têm algo a mais em comum: uma cabeleira loira que se tornou referência de beleza em todo o mundo. Hoje, é difícil encontrar uma mulher que não tenha se imaginado com o cabelo igual ao delas. Para as que pensam em levar esse projeto adiante, existem técnicas que clareiam os cabelos total ou parcialmente. “Todos os tons de cabelo podem ficar claros, basta encontrar a técnica mais indicada”, afirma Falks M., do salão Studio Lorena. Como métodos não faltam, a atenção tem de ser redobrada ao escolher um deles, para evitar resultados desastrosos e choradeira.Uma boa conversa antes de iniciar o trabalho e a utilização dos conceitos de visagismo são fundamentais para ter certeza da imagem a ser alcançada. Para não errar, saiba que peles de tons frios combinam com loiros do mesmo tipo e, no máximo, dourados; já as peles de tons quentes têm tudo a ver com nuances queimadas e escuras. E como a cada dia mais negras desfilam por aí com o cabelo loiro, inspiradas pelo moicano platinado da cantora Rihanna, Maria Eucimar Alves, gerente técnica da Maxiline, recomenda utilizar, no máximo, tons na altura de oito ou nove. Até esse
nível, a estrutura do cabelo permanece saudável e
não tem sua elasticidade comprometida.
Se a pele da cliente ficar empalidecida pelo tom de loiro escolhido, sugira a ela que capriche na maquiagem com
 efeito bronzeado, que está em alta e foi popularizada pela apresentadora Adriane Galisteu. Pense, porém, em como reverter o problema, já que o visual dela dificilmente continuará bonito após o verão.

O mais popular  e recente  método  de clareamento é o ombré hair - Com a técnica, a raiz recebe tons escuros ou é deixada natural e o restante do cabelo é clareado gradativamente, com mais intensidade na ponta. A vantagem dela é produzir mechas bem marcadas e fundo natural, dispensando retoques constantes. Para Mônica Rodrigues, diretora do Llongueras Brasil, os efeitos ficam a critério de cada cabeleireiro.Na lista de clareamentos mais procurados também estão as californianas, feitas livremente com papel ou touca, embora alguns hairstylists afirmem que elas ficaram ultrapassadas.Há também as mechas globais, que têm como base um ou dois tons próximos ao natural, indicadas para minimizar clareados marcados, e a descoloração total seguida de tonalização com nuances variadas (os tons de palha e mel são os mais procurados).Se você tem uma cliente que decide ficar loira, mas até então coloria o cabelo de cores  escuras, não se desespere! O primeiro passo, segundo Vera Flecher, coordenadora técnica da BSG e sócia da BSG Academy Curitiba, é fazer uma limpeza de cor, popularmente conhecida como descoloração.Cabelos compridos e retos transmitem uma imagem melancólica; se receberem pontos de luz, ficarão mais alegres e com atitude. Para clarear os curtos e finos, a técnica pach é uma boa sugestão, pois quase não agride os fios. Um descolorante sem amônia é aplicado com um pente para criar pontos de luz no máximo três tons mais claros que o natural. Em cabelos grossos, geralmente porosos, é preciso cuidado com o produto escolhido. Se as escamas capilares ficarem muito abertas, o resultado será um estranho aspecto frisado.Em cabelos cacheados, a técnica da primeira linha garante uma mudança sutil. Ela consiste em separar uma linha de cabelo com um centímetro de espessura na nuca e clareá-la de dois a três tons. Uma segunda linha também pode ser feita na altura das têmporas. E se você tem clientes homens que não dispensam cabelos iluminados, as palavras-chave são moderação e naturalidade. Nada fica mais artificial do que um dourado exagerado. Deixar a raiz escura e fazer mechas fininhas acinzentadas é garantia de sucesso.
Deixe claro para o cliente que realizar qualquer procedimento químico ou retoque em casa é estrago
na certa. “Todo clareamento deve ser feito por um profissional preparado”, frisa Alexandra Jorge, gerente nacional de vendas da Tânagra Cosméticos. Corrigir o tom é complicado, exige tempo e afeta a saúde do cabelo.
Os enganos mais comuns são cometidos nas colorações. “As caixinhas de tinturas mostram cores lindas. Quando o resultado alcançado é um amarelo ou laranja esquisito, o desespero é imediato”, diz Mônica. Geralmente, os cabelos ficam estranhos porque a maioria das brasileiras tem fios castanho-escuros (tom quatro) ou castanho-claros (tom cinco), com muito pigmento vermelho, característica que deve ser levada em conta no momento de escolher as nuances. Definida a cor, é o momento de
pensar no corte. “Queridinhos” das adolescentes, cabelos claros e compridos são sensuais. Para as mais velhas, o comprimento na altura do ombro transmite atitude. Quem quer fazer a linha independente pode combinar um tom de loiro com o cabelo curto, como já fez a atriz sul-africana Charlize Theron.
A cor da roupa também ajuda mulheres loiras a construir visuais diferentes. O vermelho transmite uma imagem fatal; o amarelo, dinamismo; o rosa, fragilidade; o lilás, tranquilidade; e o preto, dramaticidade. Ou seja: dá para controlar a mensagem transmitida.

Além dos loiros, as técnicas de clareamento podem usar outros tons. “Atualmente, pérola,
 bege e prata fazem sucesso. Uma coloração acinzentada com flashes prateados ou bege fica muito legal”, diz Maria Eucimar. Para peles morenas, Vera recomenda o chocolate e os marrons como regra geral; para branquinhas ou bronzeadas, os tons acobreados, dourados, acinzentados ou castanhos. Quem não tem medo de transgredir pode lançar mão das populares mechas azuis e violeta. São lindas e saem totalmente do tradicionalGosto sempre de começar com algo que é muito importante e que MUITA gente não sabe. Quem faz luzes ou descolore parte ou todo o cabelo, não pode passar coloração em cima, pois coloração contém amônia.  O correto é passar um tonalizante (que não contém amônia e a volumagem da oxigenada é bem baixinha) para neutralizar a cor indesejada ou deixar na tonalidade que mais combina com você (Color Touch, Soft Color, Richesse com a emulsão da mesma marca), ou para tons vivos e bem pigmentados, tipo roxo, verde, azul, roza, por aí vai (Directions, Special Effects, Exotic Colors por exemplo que são usadas sem misturar
nada,jávemascoresprontas)!

DESCOLORAÇÃO NÃO É COLORAÇÃO, A DIFERENÇA É TOTAL! PRESTEM ATENÇÃO! Se o cabeleireiro misturou pózinho com água oxigenada, é descoloração, então lembrem-se das dicas e evitem isso, existem tantas colorações que abrem mais tons do que descolorantes de baixa qualidade (esses de farmácia). 
A descoloração é uma detonação sem tamanho que muita gente não sabe, acha que "pintou o cabelo" e pronto. Mas se trata de
 remoção de melanina, sais minerais, desestruturação e remoção de queratina e outras proteínas.  Por isso, é sempre bom lavar 3x ou mais depois de descolorir (o único jeito de neutralizar uma descoloração, lavando muito bem com água morna mais para quente (sem apelar), com um shampoo antiresíduos bem potente, assim os persulfatos e peróxido de hidrogêncio param de agir e seu cabelinho não vai ficar tão detonado, com aspecto de palha e quebradiço). Para regular o pH dos cabelos após a descoloração e mais de 3 lavagens com antiresíduos, é bom fazer uma boa hidratação com o pH bem baixo, pq o descolorante leva o pH dos fios lá nas alturas, assim da uma regulada boa (é bom escolher um produto de marca profissional, tipo de salão para estes casos)!

Já a coloração, oxida a melanina natural do seu cabelo e deposita pigmentos da coloração. É claro que da uma desestruturada na
 queratina, mas nada de cabelo de palha, a não ser que seja uma coloração muito ruinzinha!
 

Usar coloração profissional é um bem tão grande para os fios, que é o caro que sai mais barato do que você imagina, pois a porcentagem de amônia e diluentes que podem detonar os fios, é praticamente nula perto de colorações de farmácia, essas que já vem o kit até com hidratantezinho para hidratar o cabelo depois que terminar.
 Portanto, procurem por colorações profissionais, vale a pena gastar um pouco mais na hora da coloração do que gastar horrores depois com tratamentos carérrimos que os cabeleireiros empurram para vocês e não surtem efeito! Vou citar exemplos de boas colorações: Majirel, Color Perfect, Matrix, Keune e Joico.
Quem pinta os cabelos de cor escura, evitem de passar no cabelo todo a coloração novamente, retoquem somente a raíz, e se o restante estiver desbotado, 5min antes de você lavar os cabelos por inteiro, molhe os fios, e assim vai ficar fácil de deslizar a coloração da raíz para as pontas com a ajuda de um pente de dentes largos (para não arrebentar os fios). Aguarde 5min e enxágue com abundância, até que não saia mais água suja de tinta (pode lavar na água morna mais para fria, água quente NÃO).  Caso você não tenha um shampoo próprio para "pós coloração", pode já partir para a hidratação! Use o seu melhor hidratante para regular o pH do cabelo e deixar ele saudável. O pH do cabelo precisa de 3 dias para ficar 100% estabilizado, portanto, tanto nos casos de descoloração, quanto nos casos de coloração, aguardem no mínimo 72hs para lavar os fios, assim o pigmento vai fixar melhor na fibra capilar e o cabelo vai ficar mais saudável!

Ah, uma coisa que observo muito em comunidades que abordam este assunto, as participantes pegam a indicação de
várias colorações e fazem do próprio cabelo um cabelo de testes. Não façam isso meninas e meninos, adotem uma boa coloração e sempre retoquem com ela, não fiquem trocando de coloração, pois o cabelo vai ficando manchado, que nem bumbum de abelha, com listras de cores diferentes na horizontal! (vejo muito isso no caso de cabelos loiros, e ruivos claros é  o terror.
O barato pode sair caro, não se arrisquem e juntem as moedas para comprarem produtos dignos para seus cabelos, assim é bem melhor para você! DESCOLORAÇÃO NÃO É COLORAÇÃO, A DIFERENÇA É TOTAL! PRESTEM ATENÇÃO! Se o cabeleireiro misturou pózinho com água oxigenada, é descoloração, então lembrem-se das dicas e evitem isso, existem tantas colorações que abrem mais tons do que descolorantes de baixa qualidade (esses de farmácia). 

A descoloração é uma detonação sem tamanho que muita gente não sabe, acha que "pintou o cabelo" e pronto.
 Mas se trata de remoção de melanina, sais minerais, desestruturação e remoção de queratina e outras proteínas.  Por isso, é sempre bom lavar 3x ou mais depois de descolorir (o único jeito de neutralizar uma descoloração, lavando muito bem com água morna mais para quente (sem apelar), com um shampoo antiresíduos bem potente, assim os persulfatos e peróxido de hidrogêncio param de agir e seu cabelinho não vai ficar tão detonado, com aspecto de palha e quebradiço). Para regular o pH dos cabelos após a descoloração e mais de 3 lavagens com antiresíduos, é bom fazer uma boa hidratação com o pH bem baixo, pq o descolorante leva o pH dos fios lá nas alturas, assim da uma regulada boa  (é bom escolher um produto de marca profissional, tipo de salão  para estes casos)!

Já a coloração, oxida a melanina natural do seu cabelo e deposita pigmentos da coloração. É claro que da uma desestruturada
na queratina, mas nada de cabelo de palha, a não ser que seja uma coloração muito ruinzinha!
 
Usar coloração profissional é um bem tão grande para os fios, que é o caro que sai mais barato do que você imagina, pois a porcentagem de amônia e diluentes que podem detonar os fios, é praticamente nula perto de colorações de farmácia, essas que já vem o kit até com hidratantezinho para hidratar o cabelo depois que terminar.
 
Portanto, procurem por colorações profissionais, vale a pena gastar um pouco mais na hora da coloração do que gastar horrores depois com tratamentos carérrimos que os cabeleireiros empurram para vocês e não surtem efeito! Vou citar exemplos de boas colorações: Majirel, Color Perfect, Matrix, Keune e Joico.

Quem pinta os cabelos de cor escura, evitem de passar no cabelo todo a coloração novamente, retoquem somente a raíz, e se
 o restante estiver desbotado, 5min antes de você lavar os cabelos por inteiro, molhe os fios, e assim vai ficar fácil de deslizar a coloração da raíz para as pontas com a ajuda de um pente de dentes largos (para não arrebentar os fios). Aguarde 5min e enxágue com abundância, até que não saia mais água suja de tinta (pode lavar na água morna mais para fria, água quente NÃO).  Caso você não tenha um shampoo próprio para "pós coloração", pode já partir para a hidratação! Use o seu melhor hidratantepara regular o pH do cabelo e deixar ele saudável. O pH do cabelo precisa de 3 dias para ficar 100% estabilizado, portanto, tanto nos casos de descoloração, quanto nos casos de coloração, aguardem no mínimo 72hs para lavar os fios, assim o pigmento vai fixar melhor na fibra capilar e o cabelo vai ficar mais saudável!

Ah, uma coisa que observo muito em comunidades que abordam este assunto, as participantes pegam a indicação de várias
 colorações e fazem do próprio cabelo um cabelo de testes. Não façam isso meninas e meninos, adotem uma boa coloração e sempre retoquem com ela, não fiquem trocando de coloração, pois o cabelo vai ficando manchado, que nem bumbum de abelha, com listras de cores diferentes na horizontal! (vejo muito isso no caso de cabelos loiros, e ruivos claros é o terror!).  Cabelos com tratamentos químicos sofrem bastante com o calor da praia. Com tudo que há na água do mar, cabelos sem química também sofrem, mas bem menos. Os cabelos virgens sofrem apenas um leve ressecamento e geralmente ficam acobreados. Não é bom, claro, portanto, é importante seguir certas dicas que vou passar agora.
Molhar os cabelos na ducha fria antes de se jogar na água (mar ou piscina) faz as cutículas dos fios se fecharem, assim a poluição da água do mar ou cloro de piscina não vão entrar tanto em seus fios. Use um hidratante capitar próprio para o verão após molhar os fios na ducha fria, assim você protege os fios um pouco do sol também. Uma opção é a máscara linha verão da Elséve. 
 
Não penteiem os cabelos molhados com o creme nos cabelos, costuma arrebentar vários fiozinhos, melhor ir desembaraçando com os dedos (com o creme nos cabelos). Nada de Neutrox gente, por favor! Acho que a minha avó usava Neutrox. rs!

Na hora que sair da água do mar ou piscina, de volta para a ducha! E dalhe creme nos cabelos novamente
 (lembrando que é para desembolar os fios com os dedos, não com pente, pois pode arrebentar os fios!).

Um chapéu ou boné vão bem se você curte torrar no sol, assim você torra e o cabelo não! Mesmo se você costuma ficar
 embaixo do sombreiro, é bom usar o creme com filtro solar e o boné ou chapéu. Não adianta querer ir para a praia e voltar com o cabelo intacto, porque a areia da praia leva para os seus cabelos todos os radicais livres (sal, areia, os raios solares e etc...).
É claro que se você preferir não molhar os cabelos na água do mar, melhor será, mas a diversão já não sei se será a mesma!  Eu não abro mão de me jogar à vontade na água, mas claro, tomando os devidos cuidados!

Chegando em casa, lave os cabelos a primeira vez com seu shampoo de costume (de preferência um que limpe bem),
 e na segunda lavagem lave com um antiresíduos para remover toda a poluição. Eu costumo usar a minha melhor máscara de hidratação todas as vezes que volto da praia, faço uma hidratação básica de 20 à 30min para regular o pH dos fios.

Para quem prefere linhas mais sofisticadas para praia e piscina, recomendo a linha Sunsorials da Matrix,
 é excelente e vem com um spray de filtro solar próprio para os cabelos não torrarem ao sol, um shampoo para eliminar as impurezas e uma máscara super hidratante para dar adeus ao ressecamento.
 
É um ritual meio chatinho, eu sei, mas garanto que vale à pena!

Curtam muuuito o passeio de vocês e não se esqueçam dos produtos que recomendei e também do FILTRO SOLAR!

O sol está pegando, e o câncer de pele também! Todo cuidado sempre é pouco!

-------------------------------------------------------------------------

Cabelos: 10 toques para o loiro perfeito

1. Fuja do aspecto sujo
O cabelo loiro que parece oleoso na raiz e seco nas pontas tem explicação. Em contraste com o comprimento claro e as pontas desbotadas, a raiz crescida denuncia um visual desleixado e aparentemente sujo – por isso acertar na escolha da cor é tão importante. Os tons harmônicos, que combinam com pele, olhos e cor natural do cabelo, não causam tanta estranheza. O cabelo “laranja”, segundo explica Sérgio G., do Studio W, também transmite essa impressão de oleosidade e peso. “Fica alaranjado na raiz e ressecado na ponta", diz.

2. Temei o “amarelo ovo”
Se o tom alaranjado é ruim, o que dizer do “amarelo ovo”? Parece gema de ovo mesmo, daí a brincadeira com o nome. Segundo Juha Antero, colorista do salão MG Hair, o problema está na falta de pigmento cinza na coloração. "Dessa forma, a tintura não neutraliza muito bem o amarelo, deixando a cor forte e artificial", diz. A hair stylist Cynthia Hanning, do salão Éclat, aponta outros fatores que contribuem para o resultado terrível: descoloração em cabelos muito escuros para ultraclaros e falta de manutenção da cor. A dica para fugir desse aspecto – ou reverter o mal feito – é pedir para que o cabeleireiro limpe a oxidação e refaça a cor. Depois desse trabalho concluído, invista em produtos com filtro para proteger a tintura.

3. Sim ao bronzeado, não ao cabelo verde
A regra é clara: cabelo descolorido + piscina = mechas esverdeadas. O cloro da água, que reage à pigmentação do cabelo loiro, detona os fios e a cor. Para não acabar com a cabeça esverdeada, use produtos específicos com proteção anticloro. Juha dá uma dica simples e caseira: "molhe os fios com água da torneira antes de mergulhar na piscina. Isso ajuda a diluir a entrada de cloro", conta. Ele também indica o uso de xampu de limpeza profunda e máscara hidrante pelo menos uma vez por semana, principalmente no verão. Agora, se o seu cabelo adquiriu o tom esverdeado no inverno, a resposta pode ser outra: uso de pigmentação errada. "O esverdeado surge quando se misturam os tons acizentados com dourados. Opte por um ou por outro", explica Branca di Lorenzo, do salão Crystal Hair.
Foto: Getty Images
Charlize Theron, o loiro mais chique segundo especialistas em coloração
4. Em busca do loiro chique
Todos os profissionais concordam em um ponto: o loiro chique é aquele que parece natural – e não confunda parecer natural com fingir que é loira desde criancinha. Para virar uma blonde girl sofisticada e cheia de estilo, a harmonia deve prevalecer. Afinal, não adianta ter o cabelo dourado como o da atriz da novela se ele não combinar com olhos, cor da pele e textura dos fios. O melhor a fazer é consultar um profissional para decidir qual é o tom de loiro ideal para você – e acredite, são centenas de possibilidades. Juha adianta: "o loiro mais moderno tem a raiz apagada e mais escura, próxima do tom natural”, conta ele, referindo-se ao degradê Two Tone Hair.

5. Cuidado com o loiro brega
Trata-se do descolorido monocromático, também conhecido como "loiro oxigenado" ou “loiro de farmácia”. Por não apresentar nuances ou tons complementares, o mínimo de raiz escura salta aos olhos, daí o aspecto vulgar. Além da cor inadequada, as “loiras de farmácia” tendem a apresentar fios ressecados e arrebentados, por conta da falta de técnica ou qualidade do produto. A dica aqui é simples: procure um cabeleireiro profissional. Transformações radicais – como do castanho para o loiro – nunca devem ser feitas em casa. Para você ter uma vaga ideia da complexidade de uma descoloração, o colorista profissional é assim chamado porque entende muito de componentes químicos, reações possíveis e balanço de cores. Uma verdadeira arte!

6. Loirice não é para todas
Segundo Juha, "todas as mulheres podem clarear o cabelo, mas nem todas ficam bem loiras" – e se insistir, vai parecer falso, forçado e envelhecido. Uma morena de pele oliva, por exemplo, tende a ficar deslumbrante com mechas douradas, mel e caramelo. Já o loiro platinado funciona com poucas. “É preciso já ter o cabelo loiro, a pele branca quase rosada e olho claro”, conta Sergio G.
7. Olhe antes para as suas sobrancelhas
Elas denunciam a verdadeira cor do cabelo, mas até aí, problema nenhum. "O contraste das sobrancelhas pode ser muito interessante e até mesmo sensual, como as divas Brigitte Bardot e Marilyn Monroe, lindas e com sobrancelhas escuras", responde Cynthia. Problema mesmo é quando a mulher não “segura” esse estilo, daí pode parecer “sem noção”. Contudo, sinal de alerta mesmo acende para as sobrancelhas grossas e cheias. Nesse caso, a conquista de um visual harmonioso fica ainda mais difícil. Se pode clarear? Pode, mas não deve. Branca e Juha dizem que em poucos casos é possível realizar um clareamento gradual nas pestanas. "Não é fácil e pode acabar sendo um desastre", alerta ele.

8. As famosas no pedestal...

Os cabelos de Fernanda Lima e Guilhermina Guinle entram na lista de Sergio G entre os mais incríveis. Na onda dos “loiros naturais”, Adriane Galisteu e Luana Piovani estão entre as preferidas de Juha, enquanto Charlize Theron foi a celebridade internacional mais bem cotada entre os profissionais. "A pele clara, os olhos claros e traços finos combinam bastante com cabelos muito loiros", explica Cynthia.
Foto: Rede Globo/Divulgação
Mistura de nuances e a raiz próxima ao natural. O loiro correto da apresentadora Fernanda Lima
9. ... E os piores looks do tapete vermelho
Donatella Versace e Paris Hilton são ótimos exemplos de como não tingir suas madeixas. "Paris exagera na descoloração. O loiro dela é mais surfista e às vezes a raiz fica muito aparente”, diz Cynthia. A melhor opção para Paris seria trabalhar com nuances sobrepostas, ao invés de uma cor chapada. Símbolo do “over”, Donatella Versace extrapola o limite do estiloso e peca ao desfilar com a pele estranhamente alaranjada em contraste com o cabelo quase branco.

Foto: Getty Images
Paris Hilton: dinheiro não compra bom gosto
10. A hidratação é a sua melhor amiga
Anote aí: ser loira custa caro. Após acertar na escolha da cor, você terá que empregar tempo e dinheiro para a manutenção do visual – caso contrário, todo o bom trabalho será perdido. Como o cabelo loiro reflete muita luz, as imperfeições ficam mais aparentes, por isso é preciso lançar mão de hidratação, uma vez por semana, e cauterização, em intervalos regulares, conforme indicação.

“Sou uma loira de alma morena”

Foto: Edu Moraes - Divulgação Rede Record
Scheila: mais loira após sete horas no salão
Duas paixões nacionais despontaram na segunda metade dos anos 90: uma loira, Carla Perez, e outra morena, Scheila Carvalho. Dançarinas do então popular grupo “É o Tchan”, a dupla emplacou não apenas passos de axé, mas também numerosas capas de revistas masculinas. A morena, em especial, foi eleita a mulher mais sexy do mundo por três anos. Virou hors-concours. Desde a primeira Playboy, na qual posou com um bambolê em 1998, a vida de Scheila correu rápido. A morena do Tchan se casou, experimentou outras profissões, ganhou um programa de televisão na Bahia, realizou o sonho de ser mãe, e, agora, aos 37 anos, virou loira. Mas de “alma morena”, ela avisa.
 Por que a morena do Tchan resolveu ficar loira?Scheila Carvalho: Eu sempre fui muito vaidosa, mas ganhei bastante peso durante a gravidez. Faz parte, porém isso dá uma derrubada na autoestima, acho que acontece com toda mulher. Fiz dieta e consegui emagrecer 15 quilos. Faltava alguma coisa, então resolvi mudar o cabelo. Daí pintei de loiro. Sem falar que eu acho bom mudar um pouco pra surpreender o marido. Uma repaginada vai bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário