domingo, 6 de março de 2011

ENVELHECIMENTO DOS CABELOS

Com o passar do tempo, os fios ficam mais sensíveis, podemos dizer, envelhecidos. A sensibilidade os ataca assim como ataca nosso corpo. Com o passar do tempo, as células de nosso corpo param de se regenerar ou renovar. Qual o efeito disso para os cabelos? Eles ficam mais sensíveis aos danos que o sol, o vento, a poluição e os produtos químicos podem causar.Notem os efeitos sobre os fios envelhecidos caso não haja cuidados ideal para a situação deles.

Quem nunca teve um cabelo clarinho e lisinho quando criança e com o tempo os fios escureceram e enrolaram? Ou mesmo cabelos cheios de cachinhos que perderam o formato e ficaram lisos ou ondulados? Ou cabelos volumosos quando jovem que ficaram ralos ao envelhecer? O fato é que os cabelos mudam mesmo ao longo dos anos. Saiba por que isso acontece.
Segundo o tricologista Valcinir Bedin, o cabelo passa por um processo de envelhecimento, como todas as células do corpo. Assim como a pele muda, os fios também ficam diferentes. A textura, a espessura e a densidade do cabelo se alteram de acordo com cada fase da nossa vida.

Mas o que explica o cabelo das crianças ser tão fino e claro? “Nessa fase, ainda não foi produzida toda queratina necessária, por isso os fios são finos e os cabelos costumam ser clarinhos pela falta de produção de melanina”, explica Bedin.

E é na fase jovem que percebemos mudanças radicais nas nossas madeixas. Isso porque o estímulo hormonal da puberdade faz com que o cabelo escureça, produzindo mais melanina.

A forma dos fios se modifica nessa fase também por conta do estímulo do hormônio testosterona e é por esse motivo que cabelos lisos ficam enrolados ou cacheados ficam lisos e ondulados. Mas pode acontecer do formato não sofrer alteração com o passar do tempo. Nesses casos, explica o tricologista, a forma do cabelo não teve influência do hormônio testosterona.

Ao envelhecer também percebemos muitas mudanças. De acordo com Bedin, depois dos 50 anos há uma rarefação natural devido à idade e perda de substância de proteína e como resultado: menos fios, que acabam caindo, e fios mais finos.

Além do que os cabelos ficam brancos e isso é inevitável. É um fator natural e genético, mas também depende da raça. A raça branca apresenta indícios de cabelo branco entre 35 a 45 anos, a amarela: dos 45 aos 55 anos e a negra: depois dos 55 anos. Como se vê, ninguém está livre disso!

Curiosidade: Você sabia que o fio cresce um centímetro por mês? Mas como cada pessoa é diferente de outra esse número pode variar de 1 a 1,5 centímetros por mês. E isso depende muito de fatores genéticos, do tipo de cabelo e também da alimentação, afinal o cabelo é uma proteína que necessita de aminoácidos, vitaminas e sais minerais para crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário