domingo, 6 de março de 2011

CABELOS SEM ELASTICIDADE

                              
 O cabelo é um dos atributos mais
importantes para a nossa beleza, portanto mantê-los saidáveis é um desafio.
O principal segredo é não deixarmos que o cabelo se danifique, a fim de não reduzir o potencial de expressão de um cabelo saudável. De acordo com um recente estudo, realizado por Pantene Pro-V, para avaliar os sinais mais comuns de um cabelo que não está saudável, verificou-se que a preocupação com a saúde do cabelo é um fenómeno global, que afecta todas as pessoas.
O revestimento externo, a cutícula, protege o cabelo das agressões exteriores e é constituído por minúsculas células escamosas sobrepostas, que formam uma barreira protectora. Quando as suas escamas se encontram alinhadas, o cabelo reflecte a luz exterior e o resultado é um cabelo brilhante. Caso contrário, o cabelo encontra-se danificado e o seu aspecto é baço, uma vez que as células escamosas da cutícula se encontram desordenadas ou quebradas.

            Os 6 sinais de um cabelo que não está saudável
1 . Fraco - O cabelo desprotegido perde a elasticidade, fica cada vez mais fraco e acaba por se partir. A fragilidade do cabelo resulta da perda de elasticidade na cutícula danificada e significa que o cabelo se tornará quebradiço. Quando o córtex não está convenientemente protegido, o acto de pentear, ou outros cuidados habituais, criam fricção no cabelo tornando-o mais fraco e mais quebradiço. Uma das causas mais comuns de um cabelo fraco é o excesso de tratamentos químicos (como a coloração, a desfrizagem ou a permanente), ou a sua realização inadequada (quando os produtos químicos permanecem no cabelo mais tempo do que aquele recomendado).
2. Sem Brilho O cabelo áspero fica sem brilho porque a luz não se reflecte nele de forma regular. Se a cutícula estiver em boas condições, as suas células escamosas, perfeitamente alinhadas, reflectem a luz e o cabelo brilhará. Quando o cabelo está danificado, a sua superfície torna-se áspera e, como tal, perde o brilho.
3. Seco O cabelo fica seco ou áspero quando perde a água que existe no seu interior. A secura do cabelo é provocada pela cutícula danificada. As suas células escamosas desalinhadas, erguem-se ou quebram, deixando o cabelo perder a sua hidratação natural. Os ambientes excessivamente secos, bem como o uso intenso do secador podem acelerar este processo
4. Difícil de Pentear O cabelo sem água e sem elasticidade fica rugoso ou com electricidade estática que o tornam difícil de pentear. Quando se torna difícil pentear o cabelo é um sintoma de que se encontra em más condições há algum tempo Um cabelo com a cutícula danificada torna-se inevitavelmente poroso e, como tal, o seu penteado é difícil de manter devido à perda de hidratação e de elasticidade. Um cabelo em más condições faz uma rápida absorção dos tratamentos químicos, pelo que há que ter um cuidado redobrado na sua hidratação.
5. Pontas Espigadas Quando o cabelo está muito danificado, o seu interior fica exposto acabando por se partir e formar pontas espigadas. As pontas espigadas são o resultado de um cabelo que está desprotegido devido ao mau estado das cutículas. Como consequência, o córtex começa a fragmentar-se nas pontas.
6. Perda de Volume O cabelo poroso perde ou ganha água com muita facilidade, o que altera o seu peso, deixando-o sem volume. Um cabelo sem volume deve-se à sua porosidade e falta de elasticidade.
Um cabelo poroso seca com muita facilidade, mas também pode absorver muita humidade, dependendo do ambiente que o envolve, o que interfere no seu volume, podendo torná-lo pesado e manifestar electricidade estática.                      
                       
Conselhos para prevenir os seis sinais de um cabelo que não está saudável :
- Lave o cabelo regularmente com um champo de boa qualidade e aplique sempre o condicionador. Evite o excesso de tratamentos químicos. Se costuma fazer coloração em casa, siga com rigor as instruções do fabricante
- Evite o excesso de exposição solar - Lave o cabelo e aplique o condicionador sempre após um banho de mar ou de piscina.
- Sempre que necessário, utilize o secador à temperatura média e mantenha-o em constante movimento.
- A melhor forma de evitar que o cabelo comprido se embarace demasiado durante a lavagem, é fazê-Io com a cabeça para trás (tal como no cabeleireiro ou no duche).
- Ao aplicar o condicionador num cabelo comprido é aconselhável desembaraçá-Io com um pente largo antes de o enxaguar. Assim facilita a distribuição do condicionador pelo cabelo e torna mais fácil desembaraçá-Io após a lavagem
- Todos os cabelos descoloridos, pintados, ou qualquer outra quimica sofreram uma ligeira alteração na sua estrutura, pelo que o uso do condicionador é absolutamente imprescindível.

O dano no cabelo pode ser fisicamente acelerado pela forma como o tratamos. Pentear ou escovar o cabelo é um gesto diário na nossa higiene e, contudo, pode tornar-se agressivo. Outros procedimentos cosméticos, tais como a utilização do secador, a permanente, a desfrizagem ou ainda a coloração intensificam os danos na cutícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário