segunda-feira, 7 de março de 2011

CLAREAMENTO, DESCOLORAÇÃO E COLORAÇÃO

                Colorir é arte, é dar vida.

 É responsabilidade, pois colocar ou tirar cores dos cabelos de uma cliente é mexer no seu cotidiano.
Mexer com cores é uma satisfação para qualquer profissional, mas
ele precisa saber o que está fazendo.
Estudos comprovaram que o cuidado, antes e depois, de uma coloração é muito importante para se obter um resultado exato, ou seja, um trabalho que dê vida, brilho e maciez desejados pela sua cliente.
                            
Tem-se um produto químico que elevará o pH do fio a uma alcalinidade. Isto significa que fará uma leve abertura nas cutículas da haste para uma melhor penetração do produto. Se houver algo que impeça ou dificulte esta penetração, o produto agirá somente externamente ou penetrará com substâncias que não serão bem vindas. Isto pode causar uma série de erros em seu trabalho, que acarretará uma série de problemas, como:
•  Durabilidade da cor;
•  Ressecamento da haste;
•  Falta de brilho;
•  Rigidez da haste;
•  Cobertura total de brancos.
Entre outros:
Então devemos lavar a haste capilar com um higienizante de pH  ou levemente alcalino. Sendo assim, o produto em si fará o seu trabalho com mais facilidade.
Por isso, devemos dar a devida atenção antes de prosseguir com um trabalho químico, seja ele qual for.
Também prestar atenção no estado de saúde que o cabelo se encontram.
Se há uma porosidade grande, por exemplo, não se deve proceder nenhum tipo de química sobre o mesmo, porque já há uma afecção, isto fará com que esta haste tenha a afecção dobrada e, além do sucesso do  trabalho ser colocado em risco, não haverá fixação de cor neste local.

Pode-se provocar o clareamento do cabelo, indo do tom escuro ao mais claro, através de uma reação química que provoca uma oxidação mais intensa dos pigmentos.
Os pigmentos granulosos( presente em cabelos escuros)desaparecem progressivamente. Em seguida, os pigmentos difusos(presentes em cabelos loiros ou ruivos) são, por sua vez, eliminados.
Esse fenômeno explica o fato de que determinados cabelos descoloram-se, adquirindo ou uma cor avermelhada ou amarelada. Alías, todas as cores intermediárias são possíveis. Essas diferentes cores são fundos de clareamento.  Se o cabelo clareia, ele também pode ser colorido por diferentes métodos, clareando, no mesmo tom ou escurecendo.                

                              tom sobre tom
 Não contém amônia e o agente alcalino utilizado tem uma potência muito fraca, o que explica o fato de ela não clarear.
Ele dá colorido no mesmo tom, ou em tom mais escuro. Convém a todos os tipos de cabelos e recobre os cabelos brancos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário