quarta-feira, 6 de abril de 2011

MUITO ALÉM DA CORZINHA

Batons (3)As tendências, o uso adequado,
as inovações, os truques...
Mergulhamos no universo dos batons
para responder a todas as questões sobre o amigo inseparável dos lábios femininos

Você já parou para pensar na quantidade de vezes que ouviu a frase: “Não demoro, só vou passar um batonzinho”? Para as mulheres, passar batom garante um diferencial de peso na apresentação, por isso é um hábito tão normal quanto escovar os dentes.
Não é exagero dizer que o batom faz parte do cotidiano feminino desde os tempos antigos. Por volta de 5.000 a.C., as esposas dos faraós já tinham o costume de colorir os lábios com pigmentos vermelhos obtidos do óxido de ferro. A cor, hoje consagrada como a mais sensual de todas, tinha um forte apelo sexual para os egípcios.
Os batons se modernizaram. Hoje têm propriedades hidratantes, filtro solar e efeito 3D, duram mais, além de combater o envelhecimento precoce (graças às vitaminas antioxidantes). No entanto, o costume é o mesmo. Será que ele guarda algum segredo? Segundo o maquiador David Godoy, responsável pela maquiagem das modelos do Salão do Automóvel de São Paulo, é a prática que define o passar correto.
Batons (1)“Os profissionais gostam de aplicá-lo com pincel, pois isso deixa a cobertura mais uniforme”, diz Godoy. “Mas passá-lo com o bastão não compromete o resultado final.” Lábios ressecados têm à disposição manteiga de cacau ou batom com propriedade hidratante, que recupera o volume natural dos lábios. “Hidratação nunca é demais!”, comenta Juliene Vieira, treinadora da Frajo Internacional de Cosméticos, distribuidora da Revlon Make-up no Brasil.
Tendências de cor
E como falar de batom sem falar de cores não tem a menor graça, os profissionais se animam quando o assunto são as tendências. A maquiadora Andrea Malagoni lista como hits do verão os tons mate (opacos) e rosa e cores fortes como o laranja e o rosa-shocking. Os alaranjados também são as apostas do make-up artist Robson Hudson. “As nuances que deixam a boca natural, apenas com um toque de cor da estação são realmente os curingas.”
O imbatível vermelho e o popularíssimo nude não sairão de cena tão cedo. A favor deste último está a possibilidade de ser usado a qualquer hora do dia. “Com olhos escuros e bem marcados, a boca nude fica equilibrada e é adequada à noite também”, ensina Lu Ramos, diretor criativo da Bodyography. A única ressalva que se faz é para as mulheres com mais de 60 anos, que devem optar por uma produção com tons vibrantes.
Batons (5)Já o vermelho está liberado para a maioria das ocasiões, exceto entrevistas de emprego e velórios. “A menos que essas situações façam parte de um filme de Pedro Almodóvar [diretor espanhol]”, brinca Robson. Os tons mais escuros dessa cor ficam ótimos nas negras ou morenas; e os mais claros, nas mulheres de pele clara.
Caso uma dúvida apareça na hora de escolher esse ou aquele vermelho, lembre-se de que ele sempre será notado, mas não deve ser a primeira coisa a ser vista quando a mulher entra em um ambiente. Se isso acontecer, algo está errado. Também vale lembrar que, em geral, lábios vermelhos não combinam com sombras coloridas. “Mas no caso de uma sombra preta ou marrom, o uso está liberado”, diz Renato Mardonis, integrante da Conexão Beauty Art, da Avon.
Como as cores escuras “diminuem” a boca, o vermelho não é favorável para quem tem lábios pequenos. O mesmo vale para quem tem lábios com sulcos salientes – aquelas rachaduras comuns em pessoas mais velhas. Quando o batom derrete, ele escorre pelos sulcos e o resultado é desastroso.
Se os vermelhos, os corais, os alaranjados e os nudes estão com tudo, na contramão deles aparecem os roxos e os cintilantes em excesso. Batons prateados, amarelos, azuis ou dourados, muito usados em desfiles, devem permanecer nas passarelas.
Batons (6)Desenhando os lábios
Se antigamente a boca pequena no estilo boneca era um referencial de beleza, hoje os lábios carnudos tornaram-se o ideal feminino. O motivo tem nome e sobrenome: Angelina Jolie. A atriz norte-americana fez da boca sua marca registrada e a transformou em uma arma de sedução. De olho na preferência feminina, diversas empresas de cosméticos desenvolveram produtos que “inflam” os lábios. O efeito acontece por causa de certos ácidos presentes nas fórmulas. Eles aumentam a circulação sanguínea e provocam um inchaço temporário.
É uma estratégia válida? Sim, desde que a mulher tenha certeza da imagem que deseja transmitir. Lábios generosos são sexy e condizem com postura firme e personalidade forte. Quando a intenção é chamar a atenção para a boca, Andrea revela uns truquezinhos: cobrir bem a pele, não carregar na maquiagem dos olhos, fazer um contorno perfeito com o batom e usar gloss no centro dos lábios. “Ser sensual é ousar com sabedoria”, diz.
Batons (8)Isabel Cristina de Andrade, gerente de treinamento da Jequiti Cosméticos, lista as cores para cada tom de pele:
Branca: laranja, vermelho, rosa e lilás.
Negra: amora, ameixa, vinho, café e chocolate.
Morena: rosa, vermelho, marrom, e alaranjado.
Oriental: marrom, vermelho e rosa.
E se você procurava uma maneira de prolongar a permanência do produto nos lábios, anote a dica de Robson: “Depois de aplicar a primeira camada, retire o excesso com um lenço de papel. Em seguida, utilize pó compacto por cima do que ficou nos lábios e passe neles mais uma camada. O delineador também ajuda, porque cria uma ‘barreira protetora’”.
Batons (9)A dermatologista Carolina Ferolla fala sobre os cuidados que se deve ter com os batons.
Cabeleireiros.com: Quais os benefícios do batom?
Carolina Ferolla:
Além da coloração, ele proporciona proteção solar, hidratação e pode agir contra o envelhecimento precoce.
C.C.: Existem batons destinados a crianças. Quais as diferenças na composição deles?
C.F.:
Geralmente, batons infantis são de cores mais claras, porque têm menos pigmentos e corantes. Isso é importante, pois previne alergias.
C.C.: Compartilhar o batom com outra pessoa pode trazer riscos à saúde?
C.F.:
Sim. Caso uma das pessoa
que utilizou o batom tenha herpes, ela transmite o vírus para o produto, infectando a outra pessoa.
C.C.: Como deve ser feita a armazenagem do batom?
C.F.:
O melhor lugar para guardá-lo é um ambiente seco e longe de calor excessivo. Nada de deixá-lo no banheiro nem na embalagem quebrada ou aberta. Esses cuidados evitam a proliferação de bactérias e micro-organismos que podem causar infecções.
Batons (10)Grandes diferenças
Veja as especificidades do batom, do gloss e do lip tint:
Batom: proporciona ótima cobertura. A maioria é comercializada em bastão e oferece textura firme e efeito duradouro.
Gloss: é fluido, produz efeito molhado e pode ter pontos de luz. Seu efeito é mais brilhante que colorido.
Lip tint: é o mais cremoso dos três. Sua coloração é semitransparente ou suave. Tem efeito hidratante e não deixa os lábios “melecados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário