sábado, 16 de abril de 2011

O CABELO DO BEBÊ

 Os cabelos do neném merecem cuidados muito especiais, sendo eles finos e lisos, encaracolados, pouco cabelo.... Desde o jeito de lavar, pentear ,até a escolha dos produtos adequados. Aqui, um roteiro de beleza para ele.

                 


Entre o quarto quinto mês de gravidez, uma leve penugem cobre a cabeça e a sobrancelha do feto. Esses fios, ainda são finíssimos,mas já trazem toda a herança genética que vai determinar seu tipo, sua cor e textura. Se o  neném nascer carequinha, não quer dizer que tempos depois não estará desfilando uma longa e farta cabeleira.

Nos primeiros meses, ele vai perder alguns (ou muitos) fios. Tudo por causa dos ajustes hormonais de seu organismo e do próprio ciclo de vida dos cabelos: nascimento, crescimento, transição e queda. No adulto, esse processo leva até dois anos, mas nos bebês é bem mais acelerado.
Atenção!           
Alguns recém-nascidos têm o couro cabeludo muito oleoso, devido à presença do androgênio, um hormônio que a mamãe passa através placenta, durante a gestação. Nada demais. Em pouco tempo, essa oleosidade excessiva vai desaparecer. Caso não aconteça, dê uma palavrinha com o pediatra.


Fios limpos, fios lindos

Ainda na sala de parto, o bebê recebe os primeiros cuidados de higiene. Com um algodão embebido em óleo vegetal ou sabão neutro, a  enfermeira remove resíduos

de sangue e líquido amniótico que ele traz ao nascer.
 Em casa é preciso continuar com os mesmos cuidados.Antes de começar o banho, desembarace os fios cuidadosamente. Depois, molhe sua cabeça, protegendo os ouvidos da água

   Lembre-se que essa é uma das principais causas de otite...
Lave a cabeça primeiro e depois o corpo.

.A crosta láctea deve ser amaciada com óleo (de amêndoas doces) ou com produtos específicos.

A partir dos seis meses, seu filho já pode usar um xampu, de boa qualidade, e especialmente formulado para crianças.Se o bebê tiver muito cabelo, desembarace-os antes de molhar. Passe este produto ou o sabonete neutro (prefira os líquidos) nos cabelos e massageie levemente. Use somente a ponta dos dedos, em movimentos circulares, até fazer espuma.Enxágüe muito bem os fios, usando um chuveirinho ou mesmo um pote plástico

Quando acabar de lavar, envolva os fios em uma toalha macia, para secá-los. Se o bebê tiver muito cabelo, não o deite imediatamente depois do banho, com a cabeça ainda molhada. A umidade excessiva, em contato com o travesseiro, pode causar micoses no couro cabeludo.Algumas crianças,     depois dos oito, dez meses, ficam inquietas com a água correndo pelo rosto. Para aliviar este desconforto, experimente colocar um brinquedo em um local mais alto para chamar sua atenção. Enquanto ela se distrai, olhando para cima, você aproveita para molhar sua cabeça. Capriche no penteado

Na hora de pentear, escolha escovas de cerdas macias ou pentes de dentes largos, sempre com as pontas arredondadas. Estes utensílios devem ser de uso exclusivo do neném, para evitar riscos de ele contrair piolho, micoses ou outras dermatites.
Desembarace os fios a partir das pontas, segurando-os com uma das mãos, junto à raiz, para não puxar muito o couro cabeludo. Não se preocupe com a moleira; ela é protegida por uma membrana bastante resistente.

Evite fazer tranças em bebês, principalmente nos que têm os cabelos finos demais. Ao puxá-los para trançar, você pode provocar a queda dos fios que, em alguns casos, chega a formar algumas áreas calvas na cabeça.

Atenção!


não use grampos, fivelas, elásticos e prendedores em crianças muito pequenas. Sem que você perceba, elas podem arrancá-los da cabeça, ferir-se ou até engoli-los. As tiaras oferecem menos perigo, desde que sejam lisas, sem enfeites e não muito apertadas.
Cortar, para crescer

A cada dois meses, os cabelos devem ser aparados, para ganhar força e crescer mais rapidamente. Em geral, o primeiro corte acontece lá pelo quarto mês. Se o seu filho usa franja, não deixe que ela chegue até as sobrancelhas.
Alguns bebês ficam muito inquietos na hora de cortar os cabelos. Se não quiser correr riscos, melhor fazer a tarefa a quatro mãos. Ou seja, enquanto um de vocês o distrai e se mantém atento a seus movimentos , o outro (de preferência, o mais hábil) se dedica à tesoura. escolha uma de pontas arredondadas.

O bebê precisa de amor,carinho e proteção.

                                                  veja também:  dormir melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário