segunda-feira, 7 de março de 2011

MELANINA

Melanina é a denominação genérica de uma proteína cuja principal função é a pigmentação.

É a melanina que, por exemplo, confere pigmentação à pele aos olhos e aos cabelos dos . A falta de melanina dá origem aos fios brancos e a uma condição denominada albinismo.

Certamente você já escutou por aí que o estresse pode antecipar a chegada dos fios brancos. Mas, por mais malefícios que este mal da vida moderna possa provocar, esteja ciente de que, desta acusação, ele está livre. "Ao contrário do que se pensa, o estresse não desencadeia o processo, mas faz com que os cabelos caiam mais depressa. O cabelo branco aparece porque ocorre um fenômeno onde acontece a morte da célula que produz a melanina - pigmento que dá a cor aos pêlos e a pele. A morte desta célula, o melanócito, é programada. Portanto, a hora em que esta apoptose começa é determinada geneticamente", esclarece o dermatologista Valcinir Bedin, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo.
A genética, nesses casos, é praticamente uma imposição, não deixando escapatória. "Há famílias em que jovens, antes dos 18 anos, já têm cabelos brancos. Mas do ponto de vista racial, nos brancos, se manifestam entre os 35 e 45, nos amarelos, entre os 45 e 55, e nos negros, a partir dos 55 anos", informa Dr. Bedin, acrescentando que, além da questão genética, em algumas ocasiões, o culpado pode ser uma falha nutricional. "É raro, mas a baixa ingestão de cobre pode acelerar o processo, levando a um embranquecimento precoce dos cabelos", explica.
Para evitar o problema, basta garantir a ingestão do mineral – tarefa nada difícil. "O chocolate meio amargo e os frutos do mar são ricos no nutriente", indica o dermatologista. A única regra é aproveitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário