domingo, 6 de março de 2011

FAÇA SEU CABELO CRESCER RAPIDINHO

        [0,,19851124-FMM,00.jpg]

- Faça uma automassagem na hora de lavar a cabeça. As mãos abertas movimentam-se, em círculos, nas laterais e acima da testa. Dedilhe todo o couro cabeludo, bem de leve, além de puxar suavemente os fios para ativar a circulação. Aperte e solte a cabeça com pressão moderada.

- Antes de dormir, escove toda a cabeça com pente largo ou escova de madeira, que não quebram os fios, passando as cerdas em movimentos suaves e contínuos.

- Evite o cigarro, pois a nicotina contrai os vasos sangüíneos, prejudicando a circulação periférica.
                                     

   
Dá-lhe vitaminas                                        
Saúde e bem-estar são fundamentais para os fios crescerem fortes e bonitos. Dietas rigorosas, cigarro, sedentarismo, estresse, alteração hormonal e algumas doenças prejudicam o crescimento, a qualidade e a aparência dos fios, que ficam quebradiços, sem brilho e ressecados.

"O problema pode até evoluir para um quadro de queda de cabelo.

"Como o cabelo é constituído de queratina, um tipo de proteína, é fundamental a ingestão de leite, carnes e ovos para que os fios cresçam resistentes. Não adianta ter cabelos compridos, mas que sejam fracos e quebradiços"
Suplementos à base de aminoácidos contribuem para o crescimento com força. Porém, eles devem ser prescritos pelo médico.

Já as cápsulas de vitaminas e minerais só devem ser consumidas se realmente for detectada uma carência no organismo, o que é comum para quem faz dieta de emagrecimento por tempo prolongado ou tem anemia.Deixe o couro cabeludo respirar.
Cabelos sujos e oleosos não combinam com crescimento acelerado. Isso porque a gordura dos fios acaba se misturando ao suor e sufocando os folículos pilosos, o que além de retardar o ritmo de crescimento causa coceiras, descamações e alergias.Portanto, já sabe: lave seus cabelos regularmente - a regra é dia sim, dia não, para a maior parte das pessoas - para mantê-los saudáveis. E se tiver tendência à oleosidade, prefira xampus suaves, com ingredientes como extrato de juá, hamamélis, maçã verde e outras substâncias adstringentes que fazem uma verdadeira faxina.
                                            
"Quem tem fios oleosos deve lavar todos os dias e passar condicionador só nas pontas para não aumentar a oleosidade na raiz, o que impediria os folículos pilosos de respirarem. No mais, durante o banho, evite esfregar a cabeça com muito vigor para não estimular ainda mais as glândulas sebáceas. Ao contrário disso, os movimentos suaves levam a oleosidade natural para toda a extensão dos fios

        NADA DE DORMIR COM CABELO MOLHADO!
Se for lavar o cabelo à noite, seque antes de dormir. Os fios úmidos, quando abafados pelo travesseiro, perdem a elasticidade. Dessa maneira, ficam quebradiços, partem-se com facilidade e... não crescem! Prendê- los com freqüência também provoca a quebra do fio.

O problema está ligado normalmente a três fatores: descontrole da glândula sebácea, alterações metabólicas e problemas de circulação sangüínea", explica o especialista. A terapeuta capilar Sheilla Bellotti, do Centro Capilar Sheilla Bellotti (RJ) vai mais além: "O cabelo cresce a partir do bulbo capilar, chamado de couro cabeludo. Qualquer agente externo que prejudique sua saúde também impede o crescimento".

Um centímetro ao mês pode parecer muito pouco para suas madeixas, mas não é! Bastam elas pararem de crescer que você logo identifica. Caso isto aconteça, é imprescindível que procure ajuda de um terapeuta capilar ou um tricologista, especialistas em fios.                         

Uma vez detectado o problema, os experts em estudo dos fios dispõem de várias substâncias para agilizar o crescimento. Boa parte delas é composta de estimulantes da circulação local, através de produtos vasodilatadores, massagens e equipamento de estimulação, como as máquinas a laser ou o infravermelho. "Estes recursos são utilizados depois que foi tratado algum possível problema de saúde", avisa. Mas corra: quanto antes for detectado o problema, mais fácil será para curá-lo.

Um comentário: